Fisioterapia Vestibular

Neurons and nervous system. 3d render of nerve cells

Reabilitação vestibular: como a fisioterapia auxilia pacientes com labirintite. A reabilitação vestibular (RV) é um método praticado há mais de 70 anos para o tratamento de pacientes com labirintite. Ela baseia-se num treinamento com atividades específicas e customizadas, que devolvem o equilíbrio ao labirinto.

A terapia é indicada para pessoas com perturbação do equilíbrio corporal, ilusão de movimento, sensação de instabilidade, flutuação, oscilação, vertigem crônica (sensação rotatória de objetos ou de si próprio), vertigem aguda, vertigem por mudança de postura, pacientes idosos com alteração de equilíbrio que apresenta quedas e desvio de marcha, tontura em veículos em movimento, desconforto em lugares movimentados (shopping centers, supermercados e feiras).

Para a realização da reabilitação vestibular é necessário que o paciente tenha a indicação médica e, se possível, exames que avaliam a função vestibular (otoneurológico e/ou impulso cefálico, entre outros).
O tratamento baseia-se em manobras de reabilitação específicas para a vertigem posicional ou exercícios físicos direcionados e repetitivos, selecionados de acordo com as queixas do paciente e a alteração funcional, os exercícios envolvem movimentos de cabeça, olhos e tronco e é imprescindível o acompanhamento do profissional neste processo.

 

 

A reabilitação vestibular é um procedimento terapêutico fisiológico, realizado por fisioterapeutas, que tem como objetivo melhorar e restaurar o distúrbio de equilíbrio corporal. ou em conjunto, surgem como sintomas principais a tontura e/ou vertigem, com ou sem sintomas neuro-vegetativos.

É um método fisiológico de terapia, que visa estimular o sistema vestibular e potencializar a neuroplasticidade do sistema nervoso central, acelerando e estimulando os mecanismos naturais de compensação, adaptação, substituição e habituação, promovendo a restauração do equilíbrio corporal do paciente vertiginoso.

ou em conjunto, surgem como sintomas principais a tontura e/ou vertigem, com ou sem sintomas neuro-vegetativos. Esses distúrbios são conhecidos popularmente como “labirintite”, mas o nome correto que se dá a eles é “labirintopatias”, que significam doenças do labirinto.

Marque sua consulta:

Renato Barreto

Fisioterapeuta

É graduado pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna (BA), mestre no estudo do envelhecimento (Gerontologia) pela Universidad Europea del Atlantico – Espanha. Possui formação em Avaliação e Reabilitação Vestibular pelo Instituto Advance (RJ), formação em Práticas Clínicas Otoneurológicas Avançadas pela P&G Cursos (BA); formação em Fisioterapia Oculomotora pelo Centro Oftalmológico de Pernambuco (PE). Tem experiência clínica especializada no atendimento ao público infantil e adulto com disfunções vestibulares, zumbido somatossensorial e paralisias oculomotoras/faciais há 10 anos, bem como experiência na docência do ensino superior. Muito criterioso e respeitoso, busca constantemente atualizações e mais capacitações para melhor atender seus pacientes. Atualmente também realiza atendimento remoto (Teleatendimento) em todo país baseado em evidências científicas e desenvolveu o artigo de referência internacional: Teleconsultation and Teletreatment Protocol to Diagnose and Manage Patients with Benign Paroxysmal Positional Vertigo (BPPV) during the COVID-19 Pandemic publicado no International Archives of Otorhinolaryngology durante a pandemia COVID-19..

Venha nos visitar

Endereço

null Alameda Grajaú, 98 – Alphaville/SP
Edifício PRAVDA – 11º Andar – Sala 1101

 

nullEstamos a 40 min do aeroporto de Congonhas, 1hr do aeroporto de Guarulhos, 1hr do aeroporto de Viracopos

Contato

Telefone: (11) 3063-5719
Whats App: (11) 97131-1515
E-mail: neurologiaepsiquiatria@gmail.com

Atendimento de segunda a quinta-feira de 7 as 20 horas e de sexta-feira de 7 as 19 horas. Profissionais com currículo diferenciado. Atendimento particular