Psicologia Comportamental

Neuropsicologia

A Neuropsicologia é “a ciência que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano”. (Luria, 1981).
Estuda os aspectos da organização cerebral nas várias fases do desenvolvimento humano e através da investigação clínica, que utiliza testes e procedimentos padronizados, é possível analisar o funcionamento cerebral de cada paciente, compreender a extensão das perdas funcionais bem como áreas preservadas, forças e fraquezas cognitivas, podendo sugerir a existência ou não de dificuldade de atenção e concentração; transtornos de aprendizagem, perda de memória; déficit de raciocínio; demências; consequências de um TCE (Traumatismo Cranioencefálico), características autísticas, AVE (Acidente Vascular Encefálico), dentre outros.
Uma vez identificado algum prejuízo funcional, é possível contribuir para a inclusão social do paciente através da Reabilitação (ou Habilitação) Neuropsicológica, bem como fornecer ferramentas e instruir tanto o paciente quanto seus familiares, instituições e profissionais vinculados ao mesmo, desenvolvendo, por exemplo, novas estratégias para lidar com as limitações apresentadas, minimizando-as dentro do possível em cada caso.

A avaliação neuropsicológica é um exame complementar, geralmente solicitado pelo médico ou pela escola, cuja função é investigar a presença ou não de alterações cognitivas e/ou comportamentais advindas de possíveis prejuízos neurológicos, neuropsiquiátricos ou psicológicos.

A idéia é enxergar de uma forma aprofundada o funcionamento da cognição e do intelecto da pessoa, identificando possíveis falhas quando presentes.

Durante o processo de avaliação neuropsicológica, o profissional avalia como as funções mentais foram desenvolvidas ao longo da história de vida do paciente.

Além disso, são investigadas a performance atual dos diversos aspectos da cognição como: orientação espacial e temporal, consciência, atenção, memória, percepção do ambiente, linguagem, raciocínio, capacidade de resolução de problemas, julgamento, habilidades acadêmicas, entre outros. Da avaliação, também é possível estimar o QI da pessoa.

O exame é realizado por profissional especializado em neuropsicologia. O tempo estimado para conclusão da avaliação são em média de cinco a dez sessões, dependendo da complexidade de cada caso. Nas sessões são aplicados testes psicométricos modernos, padronizados à população brasileira e regulamentados pelo Conselho Federal de Psicologia.

As Crianças, adolescentes adultos e idosos que apresentam queixas cognitivas diversas, como por exemplo:

  • Pacientes com suspeitas de distúrbios atencionais ou esquecimento;
  • Pacientes que sofreram acidente vascular cerebral;
  • Pacientes epiléticos;
  • Pacientes que sofreram traumatismo crânio encefálico;
  • Pacientes que querem saber se as modificações advindas do envelhecimento encontram-se dentro do esperado à sua faixa etária;
  • Crianças em fase de aprendizagem com suspeita de transtornos de aprendizagem diversos como TDAH, dislexia, discalculia, entre outros;
  • Suspeita de transtornos do espectro do Autismo;
  • Suspeita de deficiência intelectual;
  • Pacientes com alterações emocionais, quadros depressivos, ansiedade e fobias, em geral;
  • Pacientes com desempenho acadêmico elevado.

As vantagens da avaliação neuropsicológica são delinear o perfil cognitivo do paciente, acompanhar de forma precisa as alterações instaladas, e planejar intervenções adequadas ao perfil de cada paciente. A avaliação auxilia ao médico fechar o diagnóstico de algumas patologias e auxilia no seguimento clínico de muitas outras (evolução das doenças com o passar do tempo).

Através da constatação de possíveis prejuízos pode-se estabelecer um programa de reabilitação das funções em defasagem ou estabelecer com o paciente a família possíveis estratégias de compensação e adequação do ambiente frente às dificuldades do paciente.

Marque sua consulta:

Corpo Clínico

Venha nos visitar

Endereço

null Alameda Grajaú, 98 – Alphaville/SP
Edifício PRAVDA – 11º Andar – Sala 1101

 

nullEstamos a 40 min do aeroporto de Congonhas, 1hr do aeroporto de Guarulhos, 1hr do aeroporto de Viracopos

Contato

Telefone: (11) 3063-5719
Whats App: (11) 97131-1515
E-mail: neurologiaepsiquiatria@gmail.com

Atendimento de segunda a quinta-feira de 7 as 20 horas e de sexta-feira de 7 as 19 horas. Profissionais com currículo diferenciado. Atendimento particular